O que é janela imunológica?


Primeiro você precisa saber o que é JANELA IMUNOLÓGICA!

Há um período chamado JANELA IMUNOLÓGICA, que é o espaço de tempo entre a contaminação e a positividade do teste, significando que a pessoa pode ter sido contaminada por um agente infeccioso (vírus) e este agente não foi detectado através dos exames realizados. A maioria dos testes consegue o diagnóstico detectando os anticorpos produzidos para o combate da infecção.

Vale salientar que, se uma pessoa for doar sangue ou mesmo fazer um exame para saber se tem alguma infecção durante o período de janela imunológica, os resultados podem ser negativos, mesmo que ela já esteja contaminada. Isso ocorre porque ainda não houve tempo de o organismo produzir os anticorpos contra o vírus ou bactéria contaminantes, e são justamente esses anticorpos que serão detectados pelos exames.
Embora realizados exames no sangue coletado (Hepatite, Sífilis, Doença de Chagas, HIV e outros), não existe 100% de segurança para o receptor. Por isso, é fundamental que você seja sincero durante a entrevista. Honestidade também salva vidas. Diante de um teste positivo ou inconclusivo, o doador será convocado através de carta para a realização de testes confirmatórios.

Doar sangue é um gesto gratificante. Além de trazer satisfação pessoal, esta atitude salva vidas. Cada vez que alguém decide ser doador, é mais uma vida que se renova. Doar é muito simples e seguro: ao doar sangue a pessoa não se expõe a qualquer risco de contaminação. Todo material utilizado na coleta é descartável. O volume coletado é de aproximadamente 450 mL, em um adulto, representa em torno de 10% do total do sangue, onde é rapidamente reposto pelo seu organismo. Doar sangue não afina, nem engrossa o sangue, e também não exige mais doações. Doar sangue é mais do que um gesto de solidariedade. É uma forma de transformar sempre a vida de quem precisa. Lembre-se, em uma única doação você pode salvar várias vidas.

Você poderia ler também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *