Quem somos

Somos Thainá Becker Volpato e Rafael da Cunha, moramos em São Ludgero e Braço do norte – SC, respectivamente, e namoramos há 2 anos.

Quem vai contar um pouquinho da história sou eu, Thainá. A criação desse blog surgiu quando fomos ao HEMOSC doar sangue para o meu pai. Em 1995, quando o meu pai tinha 29 anos, ele teve trombose mesentérica no intestino e nas pernas, teve que retirar um pouco mais de 3 metros de intestino, teve embolia pulmonar, e foi muito complicado, mas na época foi uns dos primeiros casos que conseguiram curar, sempre teve excelentes médicos e graças à eles está vivo hoje. Ele é dado como um grande exemplo na medicina. Essa doença, no nosso caso, infelizmente é genética. Meu avô paterno, tios e tias também tem. Em maio de 2011, minha irmã teve trombose mesentérica no intestino também, mas hoje vive normalmente, como meu pai. Voltando ao meu pai, há aproximadamente 2 anos, a gastroenterologista percebeu um aumento significativo no baço, exames eram feitos regularmente e desde então foram adiando a cirurgia para retirada do mesmo, pois todos sabiam que a cirurgia era de muito risco. E foi… Decidimos que seria melhor retirar, pois estava “enorme”, o que gerava chances muito altas para ocasionar uma hemorragia. Confiamos nos médicos, que aliás, são excelentes, verdadeiros anjos. Ele se internou dia 11 de junho de 2012 e fez a cirurgia dia 19. Antes da cirurgia, meu pai precisou de sangue, e tomou várias bolsas de plasma e plaquetas, pois estavam muito baixas, e não poderia realizar o procedimento daquela forma. Mas precisaríamos de doadores, foi quando o Rafael colocou um pedido no facebook para todos que pudessem ir até o HEMOSC, doar em nome de Vilmar Volpato. A campanha tomou grandes proporções, várias pessoas se sensibilizaram e foram doar sangue. As que não puderam, ajudaram de alguma outra forma. Foram aproximadamente 40 doadores, o HEMOSC ficou muito contente com o número alto de doadores, e a nossa família também, claro! Meu pai fez a cirurgia, foi BASTANTE complicada, perdeu mais de 4 litros de sangue (sendo que um adulto normal possui aproximadamente 5,5 litros de sangue no corpo). Depois da cirurgia ele continuou tomando sangue, foram muitas bolsas. Na primeira semana os médicos não estavam muito confiantes, porém, nós nunca perdemos a esperança, e tínhamos certeza que nosso paizinho voltaria pra casa. O estado dele era gravíssimo, ficou 20 dias na UTI, 12 sedado, podíamos visitar ele 30 minutos de manhã e 30 minutos a tarde e só. Ver ele daquele jeito, com vários aparelhos ligados, entubado, sem poder olhar pra nós, sem poder falar nada, nossa… Foi o pior momento para a nossa família, sem sombra de dúvidas. Meu pai é um verdadeiro guerreiro e minha mãe e irmã também, pois não mediram esforços pra estar sempre ao lado dele, no que fosse preciso. Dia 9 de julho ele foi para o quarto, e permanece até hoje (10/08/12). O dia dos pais está chegando e é dele, mas quem ganhará o presente, com certeza, somos nós!!!

Voltando ao assunto de como surgiu, eu, Thainá, tentei doar 2 vezes, porém, na primeira vez tinha tomado antibiótico há menos de 15 dias, e na segunda vez, quando o Rafa foi junto e conseguiu doar, não conseguiram achar a minha veia. O Rafael tem uma empresa que desenvolve sites e sistemas para a internet, quando chegamos ao HEMOSC tinham alguns flyer com várias informações sobre a doação. Foi quando ele olhou pra mim e falou: Eu vou fazer um blog www.quempodedoarsangue.com.br. Eu achei muito legal a ideia, pois foi com a solidariedade de outras pessoas que meu pai está vivo hoje, acho que esse blog é uma forma de agradecimento, é uma forma de incentivar a doação e salvar outras vidas também, então resolvi contribuir. E aqui está!

Como sou teimosa, fui pela terceira vez e consegui. Doar é um ato maravilhoso, é um ato de extrema solidariedade, é rápido, fácil, seguro e pode salvar até 4 vidas. Quando você doa sangue, muitas vidas se transformam!!!

Ficou meio longo, mas eu queria contar um pouquinho da história. Os posts serão ricos em informações, espero que usufruam delas.

Lembrando que nosso intuito é ajudar as pessoas com informações, dicas e dúvidas decorrentes da doação de sangue, e todas as informações contida nesse blog tomamos como fonte sites dos hemocentros e também de vários materiais gráficos impressos e cedidos pelo HEMOSC. Nós tentaremos deixar o blog sempre atualizado, porém, não nos responsabilizamos por conteúdos ultrapassados. Mas se houver alguma dúvida, você deve procurar o Hemocentro mais próximo.

SEJA UM HERÓI, DOE SANGUE, DOE VIDA!

Com carinho, Thainá e Rafael.

Você poderia ler também:

3 ideias sobre “Quem somos

  1. Um olhar humano em direção ao outro, é assim que percebo este blg. Em m eio as dificuldades que encontramos na vida, podemos passar e aprendermos algumas lições e pronto, mas este olhar de vcs ultrapassa essa barreira, pois ajuda muitas outras pessoas que passam por situações difícies e não sabem o que fazer, ou que querem doar e não sabem como fazer. Enfim, juntar informações, criar o blog, pesquisar, organizar … isso tudo dá muito trabalha, porém mostra muito de vocês 🙂

    A solidariedade é assim 🙂 com o outro, para o outro 🙂 e é vc que no final ganha muito mais 🙂

    Beijão

  2. Amigos, que lindo!!! Doar sangue é ato de solidariedade, com ctza, mas fazer um blog com informações pra que todos saibam sobre o assunto, é muito mais! Ótima iniciativa.. Estou com vcs para o que precisarem!
    Beijão

  3. Este blg me emocionou ,por ter sido criado por pessoas jovens, pois poucos tem essa iniciativa.Parabéns ao casal ! Este é um gesto humano,isto é solidariedade.Quando saimos de nós mesmos e vamos ajudar os outros sem nada pedir em troca estamos praticando um ato de amor ao próximo,continuem assim.
    Percebo que o mundo de amanhã ainda terá homens com capacidade de solidariedade e menos egoísmo !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *